12 jul Viagem de férias com seu animal? Dicas para um passeio sem transtornos!
Julho é época de férias escolares e muita gente aproveita para levar seus animais de estimação nas viagens. Entretanto é necessário tomar alguns cuidados e cumprir algumas regras de segurança.
É recomendável levá-lo ao médico veterinário para uma avaliação clínica, além de obter orientação acerca de alguns cuidados, como prevenções de carrapatos, pulgas e algumas doenças que poderão atingir seu animal, dependendo do lugar para onde irá. Importante que vacinas e vermifugações estejam rigorosamente em dia. A emissão de um atestado de saúde deve ser solicitada após avaliação clínica para que a viagem ocorra sem transtornos com autoridades de trânsito ou empresas de transporte.
Importante levar tudo o que ele precisa, como cartão de vacina , ração , petiscos, vasilha de comida e água , coleira e guia, caminha , caixa de transporte etc.
Viagem de Carro
Alimente seu animal algumas horas antes da viagem evitando grandes quantidades . Isso fará com que ele tenha uma viagem mais confortável, com menor risco de vômito, por exemplo. Caso ele tenha enjoo em carros em movimento, poderão ser prescritos medicamentos que diminuam ou eliminem essa condição, reduzindo alguns problemas durante o trajeto.
Como medidas de segurança existem cintos de segurança e caixas de transporte . Deixa-lo seguro é muito importante pois evita que ele se machuque caso você faça uma curva ou dê um freada brusca.
Existem leis para transporte de animais, sendo configurado infração de trânsito transportar animais no colo , se agravando com multas mais caras e maior perda de pontos na carteira se o mesmo estiver para fora da janela. O transporte em carroceria ou caçamba também é proibido.
Deixá-lo seguro fará com que não distraia o motorista e também evitará que ele salte pela janela.
Os gatos se agitam mais facilmente. O ideal é leva-los em uma caixa transportadora que podem ser usadas para cães também. Importante levar em consideração o tamanho do animal para melhor conforto.
No caso de cães é recomendado parar a cada 2 ou 3 horas de viagem para um descanso. Saia do carro com ele para que possa se movimentar e fazer as necessidades fisiológicas. Ofereça um pouco de água em pequenas quantidades para evitar que fique enjoado na volta ao trajeto. Essa “saída” não se aplica aos gatos que podem se sentir amedrontados e fugirem.
Viagem de ônibus
Antes de embarcar com o seu animal de estimação, a companhia de ônibus deverá ser consultada, pois a empresa pode recusar o embarque ou determinar o desembarque do usuário dos serviços que transportar ou pretender embarcar consigo animais domésticos ou silvestres sem o devido acondicionamento ou em desacordo com disposições legais ou regulamentares ou ainda se houver comprometimento da segurança, conforto ou tranquilidade dos demais passageiros, conforme inciso V e VII art. 30 do Decreto n° 2.521/98.
Para o transporte de cães e gatos, é solicitado o atestado de saúde emitido por um veterinário inscrito no Conselho Regional de Medicina Veterinária , antes da viagem. Todas as vacinas devem estar em dia.
A permissão para transporte de animais em ônibus varia de acordo com a norma interna de cada viação. Normalmente, os animais de pequeno porte devem viajar em caixas adequadas oferecendo conforto ao animal e evitando incômodo para os outros passageiros.
Alguns cuidados citados para viagens de carro devem ser considerados.
Viagem de avião
Nas viagens nacionais o Certificado Veterinário é um documento que deve ser apresentado para atestar a saúde do animal. Além disso, no transporte de animais de estimação em voos dentro do Brasil, será necessário apresentar também a Carteira de Vacinação . O certificado de vacinação antirrábica é exigido para animais a partir de 3 meses de idade e deve ser aplicada de 30 dias a 1 ano antes da data da viagem.
No caso de viagens para o exterior , assim como nós precisamos de alguns documentos como o passaporte e o certificado internacional de vacinação (em alguns casos) , a documentação necessária para o transporte de animais estimação em voos deve ser previamente providenciada e varia de acordo com o destino da viagem.(Acesse http://www.nucleoveterinariobh.com.br/conheca-as-regras-para-viajar-com-caes-e-gatos-para-o-exterior/)
Sem Comentários