04 out Outubro Rosa
O câncer de mama é uma das principais doenças que acometem cadelas e gatas , sendo bastante frequente na rotina de uma clínica veterinária. Cadelas com faixa etária entre 7 e 12 anos e gatas com idade entre 10 e 12 anos, são as mais predispostas, e as raças caninas mais acometidas são Poodle , Dachshund , Yorkshire , Maltês , Cocker Spaniel , Pastor Alemão , Boxer , Pointer , Fox Terrier e Sem Raça Definida. Dentre as raças felinas , devemos destacar as Siamesas como as mais afetadas.
Sabe-se que os tumores de mama são hormônio dependentes. Sendo assim a castração precoce previne o desenvolvimento dessa enfermidade. Cadelas castradas antes do primeiro cio apresentam um risco de desenvolvimento de neoplasia mamária de 0.5%. Quando a esterilização é realizada entre o primeiro e o segundo cio o risco é de 8% e entre o segundo e o terceiro , de 26%. Nas gatas o risco é de 9% se castradas antes do primeiro cio, 14% entre o primeiro e o segundo , subindo rapidamente para 89% se castrada após o segundo cio.
Não existe estudo científico que comprove o efeito protetor da gestação sobre o desenvolvimento de tumores de mama , como observado em mulheres , e o uso de medicamentos anticoncepcionais foi implicado no aumento do risco de desenvolvimento de tumores de mama em fêmeas.
Tumores mamários normalmente se apresentam como nódulos de tamanhos variados, podendo apresentar crescimento rápido , quando malígnos. Nesse caso costumam ser invasivos , se espalhando rapidamente para outros órgãos.
Um exame minucioso das duas cadeias mamárias é o primeiro passo para o diagnóstico desse tumor em cadelas e gatas . A partir da detecção de alterações nas glândulas mamárias , o médico veterinário adotará uma série de medidas adequadas para a confirmação diagnóstica. A remoção cirúrgica é considerada como terapia de eleição , proporcionando maior chance de cura , e o tratamento clínico através de quimioterapia e medicamentos , deve ser adotado de acordo com o caso , sendo fundamental em diversas situações.
É de fundamental importância o diagnóstico precoce do câncer de glândulas mamárias. O toque de todas as mamas , em um total de no mínimo quatro de cada lado, pode ser realizado pelo próprio tutor. Caso perceba a presença de nódulos, mesmo que bem pequenos, deverá comunicar seu médico veterinário o quanto antes. Uma intervenção rápida pode ser fundamental no sucesso do tratamento e consequentemente no aumento da sobrevida das pacientes oncológicas.
Sem Comentários