Cuidados básicos com seu cão e gato.

Cuidados com cães e gatos

Cuidados básicos com seu cão e gato.

Cães e gatos , fazem parte de diversas famílias nos dias atuais , sendo eles tão queridos quanto filhos biológicos. Diante do atual cenário, torna-se fundamental o conhecimento de alguns cuidados necessários às boas condições de saúde de nossos “filhos de quatro patas”.

 

Cuidados básicos com cães

 

  • Vermifugação: Cãezinhos devem começar sua vermifugação a partir de 20 dias de idade , utilizando protocolos de acordo com prescrição veterinária. Filhotes (até 1 ano de idade) , devem receber novas doses de vermífugo a cada 4 meses , sempre baseado em prescrição . Cães adultos devem ser vermifugados a cada 6 meses.

 

  • Vacinação: A partir de 30 dias de vida , cães podem receber vacinas bivalentes , entretanto devem ser imunizados com vacina polivalente , entre o 45º e o 60º dias de vida , com aplicação desta vacina em ao menos três doses , com intervalos entre doses de 21 a 30 dias . Ao término deste esquema inicial , os cães devem receber a vacina anti-rábica . Após a administração das vacinas polivalente e de raiva , cães devem ser vacinados contra giardíase , gripe canina e leishmaniose. Todas as vacinas devem ser administradas por Médicos Veterinários , e reforçadas anualmente.

 

  • Alimentação: Alimentos balanceados devem ser a base alimentar de cães em qualquer período da vida , podendo ser utilizado na forma industrializada ou formulado por um nutricionista veterinário . Em caso de preferência pelo industrializado , o tutor precisa consultar a tabela existente no verso da embalagem da ração recomendada por profissionais , e administrar a quantidade diária de acordo com a indicação. É recomendável fracionar a quantidade diária , em ao menos duas refeições. Cada refeição não deve ficar disponível por muito tempo , para que se evite contaminação , e permita maior controle da quantidade ingerida. O uso de alimentação formulada , somente é indicado mediante prescrição médico veterinária. Petiscos podem fazer parte da dieta de cães , na forma de courinhos digeríveis ou biscoitos caninos . Outros alimentos , como aqueles de utilização humana , dentre eles as frutas, não devem ser administrados , salvo mediante orientação veterinária.

 

  • Água: A água deve ficar disponível , sendo feitas trocas ao longo do dia , para que esteja sempre fresca e limpa.

 

  • Fezes e Urina: As fezes devem se apresentar com consistência firme e fácil limpeza , estando presentes quase sempre após a refeição. A ocorrência de aspecto pastoso ou líquido , presença de sangue , maior frequência que a normal e a presença de vermes , devem ser comunicadas ao médico veterinário . Já a urina tem cor e cheiro característicos , não sendo comum forte odor , ou cor diferente do amarelo claro , exceto na primeira urina do dia que tem cor amarelo ouro. Presença de cristais , volume e frequência muito aumentados , odor desagradável e cor mais forte do que o amarelo ou tão clara quanto a água , devem ser comunicadas ao médico veterinário.Filhotes são estimulados a defecarem e urinarem em locais apropriados através de métodos educativos e por meio de produtos e materiais , disponíveis no mercado pet.

 

  • Prevenção contra ectoparasitos: A utilização de produtos preventivos contra mosquitos , pulgas e carrapatos , é altamente recomendada , podendo existir em forma de soluções aplicáveis na pele , coleiras ou comprimidos , sendo adotados de acordo com prescrição veterinária.

 

  • Passeios: Passeios diários são muito recomendáveis , podendo ser feito em até mais vezes durante o dia , sempre utilizando coleira e sacos coletores de fezes. Durante o período inicial de protocolo vacinal , o passeio é contra indicado , devido ao alto risco de contaminação por doenças virais.

 

  • Banhos: Cães precisam de banhos com frequência variada entre indivíduos , de acordo com a raça ou com sua necessidade. Um banho por semana , é a quantidade máxima que um cão deve tomar , salvo em casos específicos de prescrição veterinária. Diversos estabelecimentos oferecem o serviço de banho , e de banho e tosa em algumas raças . Se realizado em casa , o tutor deve utilizar cosméticos , como shampoo , condicionador e loção , de uso veterinário. Após o banho , que não é recomendável ser feito de noite ou em dias frios , o cão deve ser bastante seco com toalha e secador. Raças peludas devem receber escovação diária do pelo.

 

  • Dentes: A troca de dentes de leite por dentes permanentes ocorre entre o quarto e o oitavo mês de vida . Normalmente não observamos a troca , pois o cão pode engolir o dente durante a mastigação dos alimentos, mas eventualmente alguns deles podem ser encontrados caídos pelo chão da casa. A escovação dentária deve ser realizada utilizando pastas e escovas dentais caninas , e ser ao menos em dias alternados , ou de acordo com orientação veterinária . Pastas dentais próprias para cães não necessitam do enxague bucal , podendo serem ingeridas.

 

  • Idade: Cães são considerados filhotes do nascimento até 1 ano de idade. Durante esta fase , necessitam cuidados específicos. Filhotes neonatos são amamentados até 40 dias de idade , quando após esse período devem receber alimentação de crescimento até os 8 a 12 meses. A puberdade se inicia em torno dos 6 meses de idade , quando ocorrem os estímulos hormonais , com atenção ao cio das fêmeas que se inicia , normalmente , entre 6 e 8 meses de idade , e retornam a cada 6 a 8 meses. De 1 a 6 anos são adultos e a partir de 6 , já são considerados idosos , quando retornam alguns cuidados específicos , como o uso de alimentação específica para a idade , e a ocorrência de doenças específicas, especialmente as reprodutivas. Importante alertar que a idade de cães está relacionada ao seu tamanho , uma vez que os de maior porte envelhecem mais cedo.

 

  • Médico Veterinário: Orientação quanto aos cuidados necessários para cães e a detecção ou prevenção de doenças de aparecimento rápido ou lento , são imprescindíveis à boa saúde , auxiliando na longevidade com qualidade. Portanto é recomendável que um Médico Veterinário seja procurado , para avaliação detalhada da saúde dos cães , através de exames clínico e complementares , ao menos anualmente , durante toda a sua vida.

 

Cuidados básicos com gatos

 

  • Vermifugação: Gatinhos devem começar sua vermifugação a partir de 20 dias de idade , utilizando protocolos de acordo com prescrição veterinária. Filhotes (até 1 ano de idade) , devem receber novas doses de vermífugo a cada 4 meses , sempre baseado em prescrição . Gatos adultos devem ser vermifugados a cada 6 ou 12 meses.

 

  • Vacinação: A partir de 60 dias de vida , gatos devem receber vacina polivalente , com aplicação desta vacina em ao menos três doses , com intervalos entre doses de 21 a 30 dias . Ao término desse esquema inicial , devem receber a vacina anti-rábica . Todas as vacinas devem ser administradas por Médicos Veterinários , e reforçadas anualmente.

 

  • Alimentação: Alimentos balanceados devem ser a base alimentar de gatos em qualquer período da vida , podendo ser utilizado na forma industrializada ou formulado por um nutricionista veterinário . Em caso de preferência pelo industrializado , o tutor precisa consultar a tabela existente no verso da embalagem da ração recomendada por profissionais , e administrar a quantidade diária de acordo com a indicação. Felinos devem ter alimento disponível ao longo de todo o dia , ocorrendo trocas de acordo com a necessidade. O uso de alimentação formulada , somente é indicado mediante prescrição médico veterinária. Alimentos , como aqueles de utilização humana , dentre eles as frutas, não devem ser administrados , salvo mediante orientação veterinária.

 

  • Água: Uma característica peculiar de felinos , é a pouca ingestão de água , predispondo-os a doenças urinárias. Sendo assim , é importante que seja feito uma oferta abundante, com diversas vasilhas de água espalhadas pela casa. Outro método de estímulo é a disponibilização de água em movimento , sendo possível encontrar fontes para gatos , no mercado pet.

 

  • Fezes e urina: Gatos utilizam caixas sanitárias para defecar e urinar. As mesmas devem ser preenchidas com areia específica , sendo as de melhor qualidade no mercado , de mais fácil manipulação. É de fundamental importância que o tutor observe a areia , sempre que trocada de acordo com a necessidade. As fezes devem estar presentes e se apresentarem com consistência firme e odor característico. Aspecto pastoso ou líquido , presença de sangue , maior frequência que a normal e a presença de vermes , devem ser comunicadas ao médico veterinário. Devido à predisposição da espécie , felinos podem adquirir cálculos na bexiga , o que pode levar à obstrução da passagem da urina. A certificação de que o animal urinou na caixa sanitária , deve ser constante. No caso de residências com mais de um gato , a certeza da presença da urina não é suficiente , uma vez que é impossível definir qual animal urinou na caixa. Nesse caso a visualização do ato de urinar , é imprescindível , para que o tutor consiga avaliar se o animal está conseguindo urinar de forma adequada.

 

  • Prevenção contra ectoparasitos: A utilização de produtos preventivos contra pulgas e carrapatos , é altamente recomendada , podendo existir em forma de soluções aplicáveis na pele ou comprimidos , sendo adotados de acordo com prescrição veterinária.

 

  • Passeios: Algumas doenças de origem viral , são facilmente adquiridas pelo contato entre felinos. Portanto , não é recomendável que gatos façam passeios na rua , principalmente sem o tutor . As fugas de casa são motivos de ferimentos por briga , gestações indesejadas e contaminação por doenças letais, sendo algumas sem tratamento. No caso de apartamento , o uso de telas protetoras em todas as janelas , evita , além das fugas , os traumas graves por queda. A entrada de gatos de rua na casa também deve ser evitada , mas quando permitida , o tutor deve procurar orientação acerca de cuidados especiais a serem adotados.

 

  • Banhos: Felinos naturalmente possuem comportamento de se higienizar, o que permite banhos em salões ou em casa , menos frequentes. A escovação diária do pelo , com artigos específicos encontrados no mercado pet , diminui a queda e a ingestão através da lambedura, pelo gato , o que pode ser causa de problemas sérios à saúde digestiva.

 

  • Dentes: A troca de dentes de leite por dentes permanentes ocorre entre o quarto e o oitavo mês de vida . Normalmente não observamos a troca , pois o gato pode engolir o dente durante a mastigação dos alimentos, mas eventualmente alguns deles podem ser encontrados caídos pelo chão da casa.

 

  • Idade: Gatos são considerados filhotes do nascimento até 1 ano de idade. Durante esta fase , necessitam cuidados específicos. Filhotes neonatos são amamentados até 40 dias de idade , quando após esse período devem receber alimentação de crescimento até os 8 a 12 meses. A puberdade se inicia em torno dos 6 meses de idade , quando ocorrem os estímulos hormonais , com atenção ao cio das fêmeas que se inicia , normalmente , entre 6 e 8 meses de idade , e retornam a cada 3 ou 4 semanas , dependendo da época do ano , e durando entre 3 e 5 dias. De 1 a 6 anos são adultos e a partir de 6 , já são considerados idosos , quando retornam alguns cuidados específicos , como o uso de alimentação específica para a idade , e a ocorrência de doenças específicas da idade , especialmente as reprodutivas.

 

  • Médico Veterinário: Orientação quanto aos cuidados necessários para gatos e a detecção ou prevenção de doenças de aparecimento rápido ou lento , são imprescindíveis à boa saúde , auxiliando na longevidade com qualidade. Portanto é recomendável que um Médico Veterinário seja procurado , para avaliação detalhada da saúde dos felinos , através de exames clínico e complementares , ao menos anualmente , durante toda a sua vida.
Sem Comentários

Adicione um Comentário