21 dez Ceia de Natal : Alguns alimentos são prejudiciais para cães e gatos
Com a chegada do Natal é comum que se iniciem os preparativos para a ceia , que é sempre repleta de deliciosa e farta comida e também bebida.
Durante o preparo , bem como no momento em que a ceia é servida e após o término depositada no lixo, devemos lembrar que estará sempre por perto , um membro da família ávido por se deliciar com alguma das guloseimas preparadas para receber convidados: seu animal de estimação.
Por mais que queiramos que nossos cães ou gatos participem das festas que estamos preparando, devemos cuidar para que não recebam certos alimentos , que não apenas são dispensáveis à sua dieta , mas também podem causar prejuízos à saúde. Dependendo do alimento ingerido, o animal pode sofrer desconforto como cólica, vômito e diarreia. Há casos mais graves de intoxicação que podem acometer o sistema neurológico, cardíaco e renal, podendo levar até mesmo à morte.
Alguns alimentos são bastante comuns nesta época do ano , sendo importante que se conheça alguns deles e se evite que os mesmos sejam oferecidos pelo tutor ou seus convidados , aos animais de estimação:
Carnes : Prato muito consumido nas festas de Natal contém condimentos, molhos ou frituras que podem levar a quadros gastrointestinais , como cólica , vômito e diarreia. No caso de frango ou peru , além dos problemas citados, a ingestão do osso pode causar perfuração do esôfago e estômago. O mesmo pode acontecer com a espinha dos peixes. Importante que se tenha atenção ao acesso ao lixo , aonde são depositados os restos de comida.
Molhos : Indispensáveis nas ceias natalinas e em qualquer boa comida em casa, é um dos alimentos que devemos prestar muita atenção para não serem ingeridos por cães ou gatos. Os molhos podem ser tóxicos para eles pois, além da gordura, contêm cebola e alho. Ambos possuem uma substância que destrói os glóbulos vermelhos.
Frutos do mar : A carcaça e as cascas de frutos do mar contêm uma substância denominada quitina, que cães e gatos não digerem bem. Demonstrou-se que ela pode provocar vômitos, diarreia e constipação.
Frutas Secas : É outra entre as comidas mais famosas que consumimos no momento de celebrar o Natal. Atenção aos tutores, porque as frutas secas são muito difíceis de serem digeridas. É muito comum estarem trituradas ou misturadas a outros ingredientes, num bolo ou biscoito, por exemplo.
Chocotone : O chocolate, também presente neste tipo de Panetone, possui um composto químico chamado teobromina que pode intoxicar cães e gatos. Em quantidades elevadas pode ser fatal.
Nozes : Evite todas elas e cuidado especial com a macadâmia, pois é tóxica para cães e gatos por possuir uma toxina que pode afetar os músculos, o sistema digestivo e o sistema nervoso.
Leite e derivados : Como não produzem altas quantidades de lactase, enzima que auxilia na digestão da lactose do leite, cães e gatos são intolerantes a estes alimentos. Quando ingerido, pode provocar dores abdominais e diarréia.
Uva e Uva passa : Tradicionais em ceias de Natal , as uvas não devem ser oferecidas a cães e gatos. Foi comprovado através de pesquisas que a uva, mesmo que ingerida em pouca quantidade, pode causar insuficiência renal.
Café e Chá : A cafeína e as substâncias excitantes destas bebidas são pouco aconselháveis para os animais de estimação.
Bebidas alcoólicas : São terminantemente proibidas, já que animais são muito mais sensíveis ao álcool do que os humanos e até mesmo uma pequena quantidade pode causar intoxicações significativas.
Sem Comentários