Família Multi Espécie

Família Multi Espécie

A ideia de que cães e gatos fazem parte da família é um fenômeno recente, que tem se difundido nas classes média e alta dos grandes centros urbanos verticalizados, em que as funções de guarda e controle de pragas, tradicionalmente atribuídas a essas espécies, perdem importância em relação à função de companhia. No Brasil, a popularização das raças de cães de pequeno porte impulsionou o retorno dos animais de estimação aos espaços de convivência íntima das casas, os quais passaram a dividir os mais variados momentos da rotina familiar , se configurando um novo conceito de família em que fazem parte as pessoas da casa e seus animais de estimação denominada “Família Multi-Espécie”.

Cerca de 60% dos lares brasileiros têm como moradores pessoas e animais de companhia. Não é à toa que estudiosos reveem o conceito de família. Se, antes, o principal critério eram os laços de sangue, formando o modelo tradicional de pai, mãe e filhos, hoje, são os laços afetivos que unem pais, filhos e pets.

Até alguns anos atrás  cães e gatos eram considerados apenas como o “bicho da casa” , sem maiores cuidados com a saúde e o bem-estar , não recebendo a devida atenção como uma boa alimentação e acompanhamento veterinário. Hoje em dia com o avanço das pesquisas e com o crescimento do número de pessoas vivendo sozinhas ou em apartamentos,eles ganharam mais espaço , não só dentro de casa, mas também no coração de seus familiares. Com isso passaram a possuir uma rotina equilibrada, diversão, consultas com mais frequência e não apenas ao adoecer. São tomados cuidados como alimentação, conforto e a preocupação com a qualidade de vida.

No campo da psicologia humana , estudos revelam que no mundo atual, onde são incentivados o individualismo, a perda de laços familiares e a solidão, a presença dos animais serve como apoio social, fortalece o sentimento de que somos pertencentes, amados, e absolutamente necessários para alguém. Nos lares com cães , gatos ou até outras espécies, existe uma troca de afetividade permanente, uma vez que são claramente verdadeiros na expressão de seus sentimentos. Enquanto os humanos podem dissimular sentimentos, os animais são claros na manifestação de seu amor incondicional.

Conclui-se que os benefícios dessa relação são muitos , tanto para os seres humanos que passam a conviver com uma vida menos estressante , diminuindo a chance de problemas cardiovasculares e depressão , quanto para os animais de estimação , que passaram a ter maior qualidade de vida e consequentemente maior longevidade , uma vez que a média de vida de cães de grande e pequeno porte e gatos tem aumentado constantemente.

 

2 Comentários
  • Gabriela Dantés
    Posted at 09:06h, 04 outubro Responder

    Nós acompanhamos o nascimento dessa família!!!! Desde a primeira gravidez !!!!
    Temos total confiança em vcs!!!!!
    #FamiliaNucleoVeterinario
    #Nósfazemosparte

    • Núcleo de Atendimento Veterinário
      Posted at 09:20h, 04 outubro Responder

      Muito obrigado Gabriela. Adoramos seu comentario😍

Adicione um Comentário