30 ago Gato feliz é dentro de casa!
Felinos são por natureza bastante independentes e curiosos. Por possuírem tais peculiaridades muitos tutores pensam que os gatos precisam de ambientes abertos e liberdade para serem felizes e manterem o seu instinto selvagem. Entretanto é importante saber que apesar de gostarem muito de passear sozinhos , as fugas de casa podem trazer algumas consequências à saúde.
Um grande problema com felinos que possuem liberdade de sair de casa é o trauma por queda. Isso é comum com aqueles que moram em apartamentos e acabam caindo ao tentar sair ou por caminharem no parapeito de janelas ou sacadas. Dependendo da altura são frequentes as fraturas de membros além de graves lesões por traumatismo craniano , torácico ou abdominal.
Ao saírem de suas residências os felinos podem se deparar com situações bastante desfavoráveis. A disputa territorial gera brigas entre eles , o que pode causar feridas extensas por mordedura ou arranhões e contaminação por doenças a serem apontadas posteriormente. Acidentes com cães também podem ocorrer de forma até mais grave. Gatos , assim como outros animais , nem sempre são bem vindos , principalmente por pessoas de má índole , que para afugentá-los se utilizam de paus , pedras e até armas de fogo. Não é incomum o uso de substâncias letais como venenos de rato em pratos de leite , comida e água colocados propositalmente para eliminar o animal “intruso”.
Fêmeas não castradas entram no cio com grande frequência o que as torna ainda mais estimuladas a saírem de sua casa. A gestação indesejada é um dos problemas que tutores irão enfrentar , uma vez que os filhotes necessitarão de um lar definitivo , além de que , engravidar por diversas vezes seguidas é extremamente prejudicial à saúde da gata.
Como dito anteriormente as brigas entre gatos por disputa territorial ou por instinto de defesa podem causar ferimentos na pele através de mordida ou arranhão. Doenças como a Esporotricose e a Imunodeficiência Viral Felina ( FIV ) são transmitidas de felino para felino , sendo a primeira provocada por um fungo causador de feridas mutilantes na pele e considerada uma zoonose ( doença transmitida de animais para humanos ) e a segunda causada por um vírus que afeta a saúde por provocar queda de imunidade do animal acometido. Outra doença também causada por vírus , porém de transmissão simplesmente por contato com a saliva , é a Leucemia Viral Felina , uma das patologias mais graves em gatos , sem cura e que na grande maioria das vezes acarreta o óbito do felino. Também considerada uma zoonose de enorme importância durante a gestação humana por causar danos seríssimos ao recém nascido , a Toxoplasmose também causa doença em felinos e é transmitida aos animais que possuem hábitos selvagens como a caça a roedores e pássaros.
É importante que os tutores se conscientizem da necessidade de se evitar o acesso de seu gato à rua. É possível que se crie um ambiente no interior da casa ou apartamento com acessórios utilizados pelos felinos para que possam interagir e se distrair perfeitamente sem acesso à rua. A utilização de telas nas janelas evita a tentativa de sair à rua e os acidentes por queda, e a castração da fêmea e do macho minimiza esse interesse. Para os tutores que não conseguem ou não desejam impedir tal prática, é recomendável , além da esterilização , um adequado protocolo de vacinação mediante orientação veterinária e uma inspeção minuciosa logo após seu retorno para que seja levado ao atendimento em caso de algo diferente. O uso de plaquinhas de identificação pode auxiliar o resgate em caso de desaparecimento. Ao serem transportados para algum lugar como a casa de amigos ou parentes , ao salão de banho ou ao médico veterinário, o uso da caixa de transporte evita fugas indesejadas.
Sem Comentários