13 set Passeio feliz é com o cão na guia!
Sabemos que os passeios na rua são muito importantes para os cães , pois como qualquer atividade eles oferecem qualidade de vida proporcionando saúde física e diminuindo o estresse , além de auxiliar a interação entre o tutor e seu “melhor amigo”. Entretanto uma regra fundamental deve ser seguida : O uso de coleira e guia.
É muito comum observarmos pessoas passeando com seu cão solto em vias públicas , muitas dessas de grande movimento de veículos , tornando extremamente frequentes as queixas relacionadas aos imprevistos de um passeio sem coleira e guia.
Frequentamos ambientes urbanos, cheios de gente, veículos, barulho e poluição. Um cão passeando sem guia pode facilmente se assustar , por exemplo com algum som alto e estranho a ele. As reações diante de algo diferente são imprevisíveis , e no caso de uma fuga após um susto , ele pode tanto ser atingido por um carro ao atravessar uma rua correndo quanto desaparecer de seu tutor.
Lesões por mordida de cães são bastante comuns tanto em clínicas veterinárias quanto em hospitais humanos. O uso da guia pode evitar graves acidentes por brigas entre cães. Usando esse acessório é possível controla-lo caso ele queira brigar com outro cão passando por perto. Se ele for a “vítima”, com o uso da coleira é muito possível evitar um acidente maior , puxando-o para seu colo ou retirando-o da direção do eventual ataque. Tal acidente com pessoas também pode ser prevenido , além de evitar constrangimentos caso alguém se sinta incomodado com a presença de um animal próximo a ele.
Cães soltos na rua podem ingerir água ou alimentos do chão , muitas vezes prejudiciais à saúde se contaminados por microrganismos causadores de doença ou até produtos químicos como venenos utilizados contra roedores e insetos. Ao utilizar coleira e guia é possível monitorar os locais em que seu cão tem acesso.
É possível deixar seu cachorro brincar fora de casa sem guia, uma vez existem parques que disponibilizam áreas especiais para solta-los da guia. Também é possível fazer trilhas e leva-los a clubes que permitam que sejam soltos e ainda promovem aulas de adestramento.
Não existe nenhuma lei que proíba animais de andarem livres nas ruas. Indiferentemente de existir alguma legislação, cada tutor é responsável por conduzir seu cão durante o passeio, sempre utilizando o bom senso e mantendo assim as demais pessoas e seu próprio animal em segurança.
Nunca passeie com seu cão solto nas ruas. Use sempre coleira e guia e identifique-o com uma plaquinha com seu nome e telefone gravados. Lembre-se que por mais que esteja acostumado ou treinado , cães são animais e agem sem raciocinar. Agindo assim você evita chateações e acidentes e oferece boa qualidade de vida levando seu amigo a lugares onde ele esteja seguro e feliz.
Sem Comentários