08 mar Pancreatite e Insuficiência Pancreática
O pâncreas é um órgão que se localiza no abdômen e possui duas funções: uma produtora de hormônios participando do sistema endócrino e a outra produtora de enzimas fazendo parte do sistema digestivo do organismo de cães e gatos.
Em sua função digestiva , desempenha papel importante na digestão de carboidratos, gorduras e proteínas através do suco pancreático que possui enzimas ativamente envolvidas nesse processo. Devido à função que exerce no organismo, o desenvolvimento de pancreatite aguda e insuficiência pancreática interfere de forma marcante na absorção e digestão de alimentos, o que gera graves consequências à saúde do animal que não for tratado prontamente , podendo leva-lo até mesmo ao óbito.
Pancreatite Aguda é uma doença de causa geralmente desconhecida , mas podendo ser considerada multifatorial com componentes genéticos e fatores desencadeantes como o aumento de gordura e triglicérides no sangue. Estudos realizados mostram que os pacientes diagnosticados com pancreatite são mais frequentemente obesos , evidenciando também que a doença é menos grave em animais com condição corporal normal a magra. Outra causa provável , principalmente nos indivíduos susceptíveis , está relacionada ao uso de alguns medicamentos como corticoides e diuréticos. Patologias coexistentes, como doenças gastrointestinais , epilepsia , hipotiroidismo, hiperadrenocorticismo ou diabetes aumentam o risco de pancreatite grave e fatal , bem como doenças infecciosas como babesiose e leishmaniose.
Os sinais clínicos da pancreatite variam com a gravidade da doença, podendo ocorrer diarreia , vômito , diminuição do apetite e dor abdominal. Alguns pacientes podem manifestar a clássica “posição de oração” em que os membros dianteiros ficam completamente no chão e os membros traseiros ficam esticados , indicando dor na porção cranial do abdômen, onde se localiza o pâncreas. Em casos considerados graves pode haver evolução para uma reação inflamatória generalizada com envolvimento de outros órgãos além do pâncreas , levando à insuficiência multi-orgânica e morte do paciente.
Insuficiência pancreática ocorre quando há perda progressiva do tecido acinar do pâncreas, a partir de sua atrofia ou destruição inflamatória, resultando em secreção insuficiente de enzimas digestivas e sinais clínicos de má digestão e má absorção.
Dentre as causas mais comuns estão a atrofia acinar pancreática de causa desconhecida (idiopática), seguida menos comumente pela pancreatite crônica e, raramente, por tumores no pâncreas. Geralmente, o processo patológico primário que leva à Insuficiência Pancreática é irreversível, e necessita de um tratamento durante toda a vida.
Os sinais clínicos mais comumente observados são decorrentes da má absorção que se estabelece e incluem perda de peso ou falha em ganhar peso apesar de apetite voraz e aumento do consumo alimentar, coprofagia(ingestão de fezes) e sintomas gastrointestinais resultantes de má digestão e má absorção de gorduras, carboidratos e proteínas.
Pancreatite e Insuficiência Pancreática são patologias bastante frequentes na vida de animais de estimação , especialmente cães , sendo por diversas vezes tardiamente identificadas tanto pelo tutor , quanto pelo próprio clínico veterinário. Sua prevenção é possível através de manejo nutricional adequado e o diagnóstico rápido através de exames clínico , laboratoriais e de imagem são preponderantes para o sucesso no tratamento.
Bruna Alvarenga
Posted at 19:47h, 12 marçoMuito bom 👏🏻